Processo relacionamento com fornecedores
Este item trata do relacionamento com os fornecedores da organização no que tange às matérias-primas, aos produtos, materiais ou serviços adquiridos. Contempla o desenvolvimento da cadeia de suprimento, a seleção e qualificação dos fornecedores, a disponibilidade do fornecimento, o atendimento aos requisitos da organização, o envolvimento dos fornecedores com os valores e princípios organizacionais e a minimização dos custos associados ao fornecimento.
O fornecedor é qualquer pessoa física ou jurídica que fornece um produto ou serviço à organização. Pode ser um produtor, um distribuidor, um varejista ou um comerciante que forneça produtos, materiais, serviços ou informações.
A cadeia de suprimento é composta pelo fluxo de produtos, serviços e informações. Vai desde o fornecedor até o cliente.
Processos de relacionamento com os fornecedores com os demais itens dos
Critérios de Excelência.
A) IDENTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES E DESENVOLVIMENTO DA CADEIA
DE SUPRIMENTO
A organização deve identificar os seus potenciais fornecedores e, em decorrência, desenvolver a sua cadeia de suprimento.
A cadeia de suprimentos é o conjunto dos fluxos de informações e dos fluxos físicos de produtos e serviços, que vão do fornecedor ao cliente, tendo como contrapartida os fluxos financeiros. Pode ser classificada em três categorias distintas:
• Cadeia de Suprimentos Total - envolve todas as relações entre os clientes e os fornecedores, desde a extração da matéria prima até a compra do produto pelo consumidor final.
• Cadeia de Suprimentos Imediata - envolve os fornecedores e os consumidores com os quais a empresa faz negócio diretamente.
• Cadeia de Suprimentos Local - envolve os fluxos internos de materiais, serviços e informações entre departamentos ou setores de produção.
Esses processos de relacionamento com os fornecedores está relacionado, essencialmente, com a cadeia de suprimentos imediata, pois trata do