Administração da produção
Administração da Produção e Operações
Sumário
Definição de Comakership 4 Comakership nas Parcerias 5 Evolução do Relacionamento Cliente-Fornecedor 6 Atingindo o Comakership 7 Avaliação 7 Desenvolvimento do Relacionamento 8 Negociação 9 Etapas 9 Tipos de Negociadores 9 Conclusão 11 Referências Bibliográficas 12
Definição de Comakership
Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.
Segundo Merli (1998): “Comakership é uma relação evoluída entre cliente e fornecedor e é considerado um fator prioritário na estratégia industrial”.
As principais premissas são: * Manutenção de uma relação de cooperação entre clientes e fornecedores; * Troca irrestrita de informações entre clientes e fornecedores; e * Comprometimento entre as partes envolvidas.
Estas premissas são a base para uma relação de confiança entre as empresas, através de contratos bem definidos, realização de investimentos específicos e cooperação direta.
O conceito de Comakership está diretamente relacionado ao de SCM (Supply Chain Management - Gestão da Cadeia de Suprimentos). Pois a aplicação do SCM requer um modelo de cooperação entre todos os envolvidos na Gestão da Cadeia de Suprimentos.
O termo foi traduzido como "Co-fabricação" e alguns dicionários de Logística apresentam a seguinte definição:
"Comakership ou o processo de fabricação de produtos em que o fornecedor é envolvido desde a etapa de planejamento e design do produto; o fornecedor participa no desenvolvimento do projeto do produto, na análise e melhorias do processo produtivo de seus clientes, garante qualidade, abre planilhas de formação de custos e preços e, como contrapartida, recebe contratos de