COMAKERSHIP
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSOS DE ENGENHARIAS QUÍMICA, MECÂNICA,
PRODUÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO PARA ENGENHARIA
TURMA: ADM0211D
HORÁRIO: 67
LOCAL: F-216
PROFESSOR: JOÃO VICENTE FRANCO DE GODOLPHIM
EGON DALLA POZZA
LUCAS GELAIN
LUCIANO MARCEL JATCZAK
MARCELO FLORES BORDIN
RICARDO JUSTINO DA SILVA
GRUPO 7: COMAKERSHIP
CAXIAS DO SUL
JULHO - 2010
2
INTRODUÇÃO
No mercado atual a concorrência apenas em função de qualidade e de preço já não garante a sustentação de uma vantagem competitiva significativa. A evolução continua é um fator importante na estratégia das empresas, a vantagem competitiva que pode surgir das estratégias de compras foi evidenciado pelo tipo de relacionamento adotado com seus fornecedores.
O trabalho explora a área de desenvolvimento das estratégias de compras, analisando as relações das organizações com seus fornecedores, caracterizando e comparando o RELACIONAMENTO ENTRE FORNECEDOR-CLIENTE com outros modelos. Atualmente as empresas tendem a adotar contratos de suprimentos, que resultam numa mudança no relacionamento entre elas, na qual ambas as partes obtêm vantagem competitiva ao reagir prontamente às necessidades do mercado.
Durante muito tempo a abordagem no relacionamento fornecedor-cliente mais comum nas empresas era considerar o fornecedor como um adversário, que estaria mal intencionado em auferir o máximo lucro à custa de eventuais descuidos do cliente. Nos últimos anos, neste cenário competitivo, houve revoluções na qualidade de novas formas de abordagem no relacionamento fornecedor-cliente onde se procuram desenvolver um clima de confiança mútua, para que ambas saiam ganhando. Muitas empresas atentas a estas questões aperfeiçoaram seus procedimentos para obter melhor relacionamento com seus fornecedores, é o que se convencionou chamar de parceria.
Nessas situações o fornecedor ajuda no projeto do