comkership

448 palavras 2 páginas
O comakership é uma forma evoluída de relacionamento entre clientes e fornecedores, através de uma visão integrada da cadeia de suprimentos, abordando estratégias, políticas, e aspectos operacionais, relacionado á questão da qualidade, escolha e avaliação de fornecedores e logística que promovem a competividade global da cadeia.
Em português, o termo pode ser traduzido como Co- Fabricação.
Trata-se um relacionamento de longo prazo com base em confiança mútua, visando aperfeiçoar os processos produtivos e logísticos de todos os membros do canal de abastecimento.
As relações de Comakership não nascem do dia pra noite. Isso requer certo tempo de amadurecimento, de conhecimento prévio da capacidade do fornecedor e confiabilidade do cliente.
Nesse processo, o cliente irá procurar atuar nos aspectos que possam trazer-lhe vantagens competitivas.
Premissas:
- manutenção de uma relação de cooperação entre clientes e fornecedores.
- troca irrestrita de informações entre clientes e fornecedores
- comprometimento entre as partes envolvidas
Essas premissas são bases para uma relação de confiança entre as empresas, através de contratos bem definidos, realização de investimentos específicos e cooperação direta.
O conceito de comakership está diretamente relacionado ao de SCM (supply chain management).
Pois a aplicação do SCM requer um modelo de cooperação entre todos os envolvidos na Gestão da Cadeia de Suprimentos.

O relacionamento cliente-fornecedor passa basicamente por quatro fases:
• Abordagem convencional: Esta é a fase inicial do relacionamento entre os clientes e os fornecedores. O cliente dá prioridade ao preço e o fornecedor busca apenas fornecer um produto com preço baixo. Desconfiança quanto à qualidade.
• Melhoria da qualidade: Nesta fase inicia-se um relacionamento mais duradouro. É o primeiro estágio do comaker. O cliente da prioridade à qualidade eliminando os fornecedores que não a têm.
• Integração operacional: É um passo além no

Relacionados