Resenha do Capítulo 5 do Livro Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais “Aquisição de recursos materiais”
Os recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações diárias, para construção do seu produto final. Esses itens ou materiais podem ser classificados em materiais auxiliares, matéria-prima, produto em processo e produtos acabados.
A administração de materiais consiste em se ter os materiais necessários, na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo da empresa. Desta forma, o dono da empresa passou a atribuir a função de comprador a compradores profissionais. Estes, por sua vez, devem desempenhar a sua função de acordo a suprir a demanda da organização.
As formas mais comuns, no caso de recursos materiais são:
• Solicitação de compras: nela são manifestadas a necessidade de comprar um item para uso em benefício da empresa.
• MRP: determina as necessidades de compras dos materiais que serão utilizados na fabricação de um certo produto.
• Sistema Just-in-Time: é um método de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja menor.
• Sistema de Reposição Periódica: decorrido um intervalo de tempo preestabelecido, novo pedido de compra para um certo item do estoque é emitido. A quantidade também é previamente determinada.
• Sistema do Ponto de Pedido: consiste em disparar o processo de compra quando o estoque de um certo item atinge um nível previamente determinado.
• Caixeiro-Viajante: consiste em um vendedor visitar os clientes e verificar in loco se está faltando mercadoria no estoque para que ele, em comum acordo com o cliente, tire o pedido.
•