engenharia
O comarkership é a relação quando a parceria fornecedor – cliente atinge um grande grau de evolução, onde o fornecedor participa de no gerenciamento dos produtos, processo de qualidade , pesquisas e desenvolvimentos . O objetivo do comarkership é obter vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.
O termo pode ser traduzido como “Co-fabricação”, ou o processo de fabricação de produtos em que o fornecedor é envolvido desde a etapa de planejamento do produto, participa no desenvolvimento do projeto do produto, na análise e melhorias do processo produtivo de seus clientes, garante qualidade, abre planilhas de formação de custos e preços e, como contrapartida, recebe contratos de fornecimento de longo prazo. Trata-se de um relacionamento com base em confiança mútua, visando otimizar os processos produtivos e logísticos de todas os membros do canal de abastecimento.
Basicamente existem quatro fases no desenvolvimento do relacionamento cliente-fornecedor:
Abordagem convencional: Esta é a fase inicial do relacionamento entre os clientes e os fornecedores. O cliente dá prioridade ao preço. E fornecedor busca apenas fornecer um produto com preço baixo. Desconfiança quanto à qualidade.
Melhoria da qualidade: Nesta fase inicia-se um relacionamento mais duradouro. É o primeiro estágio do comaker. O cliente da prioridade à qualidade eliminando os fornecedores que não têm qualidade.
Integração operacional: É um passo além no relacionamento comaker. O cliente da prioridade ao controle dos processos. Inicia-se a participação do fornecedor no projeto do produto e investimentos comuns em pesquisa e desenvolvimento. Os clientes