Rel 1 Dosagem De Glicose
As médias dos valores de absorbância registradas referentes ao padrão e à amostra estão representadas na Tabela 1 abaixo.
Absorbância
Padrão
0,190
Amostra
0,453
A partir da aplicação dos cálculos para a determinação da concentração de glicose no soro, tem-se:
Glicose (mg/dL) = 0,453 x 100 0,190
Glicose = 238,42 mg/dL O mesmo resultado também pode ser obtido utilizando-se o Fator de Calibração (FC):
Fator de calibração = 100 0,190
Fator de calibração = 526,31
Glicose (mg/dL) = 526,31 x 0,453
Glicose = 238,42 mg/dL
2 Discussão
De acordo com os valores preconizados pelas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2015), um indivíduo é considerado diabético a partir do momento em que a concentração de glicose em seu organismo atinge ou ultrapassa o valor de 126 mg/dL, considerando seu estado de jejum.
A partir disso e considerando o valor obtido na análise da concentração de glicose no soro do paciente nesta aula prática, torna-se possível afirmar que a amostra analisada provém de um paciente que pode ser diagnosticado com diabetes, uma vez que a concentração encontrada foi de 238,42 mg/dL (considerando que o teste foi realizado segundo as orientações da bula e de coleta da amostra).
No que se refere ao diagnóstico preciso de diabetes de um indivíduo, a Sociedade Brasileira de Diabetes ainda preconiza que os valores devem ser confirmados em um dia subsequente para indivíduos adultos e não gestantes. No caso de crianças, deve-se observar a ocorrência de um quadro característico de descompensação metabólica composto por poliúria, polidipsia e emagrecimento ou de cetoacidose diabética e, se detectado, deverão ser adotados os mesmos critérios diagnósticos empregados para os adultos. A confirmação não se faz necessária, entretanto, para aqueles que apresentarem sintomas típicos de descompensação e com níveis de glicose plasmática > 200 mg/dL (DIRETRIZES SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2015).
3