Farmacia
1. INTRODUÇÃO
No Brasil, a atenção básica (AB) é desenvolvida com alto grau de descentralização, capilaridade e próxima da vida das pessoas. Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.
Por isso, é fundamental que ela se oriente pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social (saude.gov.br).
As Unidades Básicas de Saúdes (UBS) instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem desempenham um papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade (saude.gov.br).
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são o local prioritário de atuação das equipes de
Atenção Básica. Desse modo, desenvolve-se uma Atenção Básica à Saúde com alto grau de descentralização (saude.gov.br).
O Atendimento prestado pela equipe de profissionais como: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos administrativos e auxiliares em geral proporcionam o atendimento integral à saúde da comunidade. As atividades desenvolvidas serão descritas ao longo deste relatório as quais foram realizadas na
Unidade Básica de Saúde “Morro da Liberdade”, localizado na Rua São Benedito, S/N, Morro da Liberdade, no período de 15/09 a 10/10/2014.
5
1. JUSTIFICATIVA
O Estágio supervisionado em saúde pública capacita o estagiário a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde. Para tanto, a Unidade Básica de
Saúde (UBS) oferece e proporciona essa capacitação através dos programas criados pelo
Ministério da Saúde como: assistência farmacêutica, programa de hipertensão e diabetes, saúde da criança, hiperdia, entre outros.
2. OBJETIVOS
3.1 Geral
Propiciar o conhecimento em saúde pública que servirá para a formação do
profissional