Como Estrelas na Terra - toda criança é especial
O filme conta a história de Ishaan Awasthi, uma criança de nove anos e filho mais novo de um casal, Ishaan se difere de seu irmão que sempre é destaque em tudo o que faz.
Ishaan não apresenta interesse pela escola e durante as aulas parece sempre estar distante, quando indagado por algum professor por alguma questão demonstra sempre alguma dificuldade para interpreta-la e por essa razão é humilhado e repreendido pelos professores e seus colegas de classe.
Por já ter repetido o terceiro período uma vez e por correr o risco de repetir de novo a compreensão que ele necessita da família é negada. Seu pai acredita que o filho é apenas preguiçoso e não tem disciplina e o trata com insensibilidade e rudez.
Após Ishaan não conseguir ler um texto e relatar que as letras dançam em sua frente é expulso como de costume da sala de aula e decide andar pelas ruas e ver o mundo de acordo com seu modo.
Seus pais são chamados na escola para falar com a diretora que relata que não há progressão no desenvolvimento escolar de Ishaan, então seu pai resolve leva-lo para um internato.
Tal atitude faz com que Ishaan regrida em seu desempenho escolar, ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da família, e deixa de fazer o que mais gostava e era habilidoso que era pintar.
O novo colégio do menino tem um sistema rígido, a principal regra da escola é: “ordem, disciplina e sucesso”, segundo um dos professores são os pilares de uma escola dita por garantir futuro e que ensina a competição e batalha da vida que todas as crianças precisam passar aprender a serem melhores em tudo.
Inesperadamente, um professor substituto de artes é contratado pela escola e percebe que há algo errado com Ishaan. Não demorou muito e o diagnóstico de dislexia ficou claro para ele, o que explicava o porquê o menino tinha um déficit no reconhecimento e compreensão de textos escritos, leitura lenta, distorção de palavras.
O professor põe em