Como estrelas na terra toda criança é especial
O filme “como estrelas na terra toda criança é especial”, tem como título original: Taare Zameen Par/ Star em Earth e foi lançado na Índia no ano de 2008.
Esse drama de 165 minutos foi produzido e dirigido por Aamir Kham, no qual lhe deu o prêmio de melhor filme e ator.
É uma obra que traz como assento principal a “dislexia”, um transtorno de aprendizagem e que vem para mostrar que esse problema não está tão longe da nossa realidade e a importância dos educadores estarem preparados para agir nessa situação.
As cenas são muito envolventes e nos permite vivenciar verdadeiramente a realidade existente naquele contexto.
O filme relata a história de Ishaan Awasthi, um menino com idade entre 8 e 9 anos, que morava na Índia com seus pais e o irmão mais velho.
Ishaan cursava a 3ª série pela segunda vez e ainda demonstrava grandes dificuldades de aprendizagem e socialização.
Era uma criança que dependia em tudo da sua mãe. Não fazia nada sem a sua ajuda. Era um menino sem regras e sem limites que não obedecia a ninguém.
As reclamações sobre o seu comportamento eram freqüentes. Professores, vizinhos, familiares e colegas, todos tinham o que reclamar das suas atitudes. Era taxado como um menino incapaz, burro, inútil e anti-social.
Ishaan repetia sempre os mesmos erros não prestava atenção nas aulas, suas atividades nunca eram concluídas, suas notas eram baixas e seus cadernos eram cheios de correções do professor.
Todo esse mau comportamento fazia as pessoas pensarem que ele não tinha interesse pelos estudos e que era preguiçoso.
Seus pais, diante desta realidade e da possível reprovação do menino, resolveram colocá-lo em um colégio interno. A situação nada mudou e as reclamações continuaram pelos novos professores.
Além das dificuldades que ele apresentava, outro fator contribuiu para que o seu comportamento ficasse mais preocupante. A saudade da família e a solidão fizeram com que Ishaan se fechasse e se isolasse