tecnico eletronico
Madeira e seus subprodutos
Aluno: Renan Pasqualini Scarazzatti
RA: 713.3242-1
Professor: Celso Foelkel
Introdução
O alcatrão de madeira é um produto obtido através da destilação seca da madeira e possui uma ampla empregabilidade como: pavimentação de estradas florestais, preservação de madeira, aromatizantes, desinfetantes, produtos farmacêuticos, dissolventes, combustíveis, adubo orgânico, etc.
Historicamente, o processo de destilação seca da madeira, tinha como objetivo principal a obtenção do carvão vegetal, utilizado em escala industrial em forma de matéria prima e abastecimento energético, também vale citar que uma pequena parte da produção de carvão vegetal atende a demanda de cozinhas campestres e churrasqueiras em muitos países em desenvolvimento.
Mas, nos anos setenta surgiu a crise energética mundial, e uma das saídas encontrada pelas concessionárias florestais foi recuperar os destilados da carbonização, principalmente o alcatrão para fins energéticos (combustível).
Porém, passada a crise e somada a redução do preço do petróleo, essas empresas deixaram de recuperar esses destilados. O legado deixado foi a capacitação de produção de carvão nacional em todo o país, infraestrutura para a recuperação de alcatrão e também muitos estudos que comprovam o seu uso de caráter renovável.
Destilação seca e Carbonização.
É o mesmo processo químico, porém é preciso diferenciar esses dois termos equivalentes. Na carbonização, a madeira é aquecida dentro de um determinado abrigo até sua composição parcial, é nesse momento em que se obtém o carvão vegetal e produtos voláteis, condensáveis ou não, os produtos não sólidos são definidos como produtos da destilação seca, que visa o reaproveitamento dos produtos químicos desse processo.
Tipos de fornos
Forno meia laranja ou rabo-quente. Abaixo temos apresentação de um desenho desse modelo de forno construído com tijolos, geralmente sem chaminé, e com