Intoxicação endogena e exogena
A realização deste estudo de caso tem por finalidade o aprimoramento do conhecimento científico para a aplicação da SAE, enfocando as habilidades que nós adquirimos durante as aulas práticas para um atendimento de qualidade por meio do raciocínio clínico e dados coletados de forma sistematizada.
Neste estudo é fundamental o trabalho em equipe sendo comunicação interpessoal fundamental para o alcance dos objetivos esperados .Identificaremos por meio da entrevista e do exame físico, os diagnósticos de enfermagem segundo Nanda e as intervenções segundo (NIC) ,resultados segundo (NOC) ,assim contribuiremos para o bem estar físico, mental, social e espiritual do cliente que necessita do nosso apoio e cuidado no processo de recuperação.
Para atender os objetivos e metas deste estudo utilizaremos como fundamentação científica as teorias das NHB de Horta e Deficit de auto-cuidado de Orem.
As NHB são aplicadas de forma sistematizada para atender as necessidades de cada indivíduo.
Neste contexto a enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torna-lo independente desta assistência pelo ensino do auto cuidado; de recuperar, manter e promover a saúde em colaboração com outros profissionais. E o ser humano á parte integrante do universo dinâmico, e como tal sujeito a todas as leis que o regem no tempo e no espaço. Onde o ser humano quando não pode fazer algo por si mesmo precisa de ajuda ou auxilio, parcialmente de orientações, ensino, supervisão dos profissionais de saúde.
O primeiro passo do processo de enfermagem é o histórico de enfermagem: roteiro sistematizado para o levantamento de dados significativos para o enfermeiro e para o ser humano, que assim torna-se mais fácil a identificação dos problemas. Ainda utilizamos a teoria de Orem que busca o aperfeiçoamento no conhecimento de técnicas para uma melhor responsabilidade na assistência prestada ao