Intoxicações
Intoxicações ou envenenamento é a lesão provocada pelo contato com substâncias tóxicas, ou seja, nocivas à saúde.
Este contato com as substâncias tóxicas pode se dar de várias formas distintas, veja:
Intoxicação endógena
Nosso organismo produz substâncias tóxicas que, via de regra, são “purificadas" pelo fígado e eliminadas pelos rins. Quando estas substâncias são produzidas em excesso ou quando temos doenças da depuração ou eliminação, podemos ter uma intoxicação endógena.
Intoxicação Exógena
É quando a substância nociva "vem de fora".
Aí, o contato pode ser por ingestão (o paciente "bebe" o tóxico), por inalação (o paciente "cheira" o tóxico) ou por contato direto sobre várias partes do corpo.
Aqui trataremos das intoxicações exógenas, que são um sério problema de saúde, constituindo uma das principais causas de atendimento em emergências.
Intoxicações exógenas agudas
Há, basicamente, duas formas de ocorrer uma intoxicação exógena aguda: acidente ou tentativa de suicídio.
A intoxicação acidental é a mais frequente, ocorrendo principalmente com crianças, até os seis anos de idade, constituindo-se hoje, na primeira causa de morte (nesta faixa etária) no município do Rio de Janeiro, compondo o grupo dos acidentes domésticos.
A tentativa de suicídio é menos frequente e, em geral, cometida por adolescentes e jovens.
Não podemos deixar de citar um outro tipo muito frequente de intoxicação exógena, que pode se tornar caso de pronto-socorro: álcool e drogas. São tóxicos ao organismo, usados também voluntariamente, porém sem a intenção do suicídio, embora muitas vezes possam ser fatais.
Este assunto, porém, devido à sua importância e complexidade terá todo um volume dedicado a ele.
QUE SUBSTÂNCIAS PODEM CAUSAR INTOXICAÇÕES EXÓGENAS AGUDAS?
Muitas são as substâncias potencialmente tóxicas. A maioria delas faz parte do nosso dia-a-dia, empregadas nas mais diversas funções.
Veja:
Medicamentos - Principalmente