Doenças - Intoxicações
A intoxicação é o efeito nocivo que é provocado quando uma substância tóxica é ingerida, inspirada ou entra em contacto com a pele, com os olhos ou com as membranas mucosas, como as da boca, da vagina ou do pénis.
Entre os mais de 12 milhões de produtos químicos conhecidos, menos de 3000 provocam a maioria das intoxicações acidentais e deliberadas. No entanto, praticamente qualquer substância ingerida em grandes quantidades pode ser tóxica. As fontes mais comuns de tóxicos são: os medicamentos, os produtos de limpeza, os produtos para a agricultura, as plantas, os produtos químicos industriais e as substâncias alimentares. (Ver secção 9, capítulo 106) e (Ver secção 9, capítulo 106) Para que o tratamento seja eficaz, é fundamental identificar o tóxico e confirmar que perigos ele implica exactamente. Existem centros de informação para casos de intoxicações, cujos números de telefone costumam aparecer nas listas locais ou que podem ser conseguidas sem dificuldade. Estes centros proporcionam informação sobre o tratamento de qualquer intoxicação.
A intoxicação pode ser acidental ou intencional (no caso de assassínio ou de suicídio). As crianças, sobretudo as menores de 3 anos, são particularmente vulneráveis à intoxicação acidental, tal como os idosos (porque se baralham com os seus medicamentos), os doentes hospitalizados (devido a erros de medicação) e os trabalhadores industriais (devido à sua exposição a produtos químicos tóxicos).
Sintomas
Os sintomas de intoxicação dependem do tóxico, da quantidade ingerida e de certas características da pessoa que o toma. Alguns tóxicos não são muito potentes e exigem uma prolongada exposição ou uma ingestão repetida de grande quantidade do mesmo para causar problemas. Outros são tão potentes que só uma gota sobre a pele pode provocar uma lesão grave. As características genéticas podem influir no facto de uma determinada substância ser ou não tóxica para uma determinada pessoa. Algumas substâncias,