virus
Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, constituídos de ácido nucléico (que pode ser DNA ou RNA) e proteína. A partícula viral, quando fora da célula hospedeira, é chamada de vírion. Cada espécie de vírus apresenta vírions de formatos diferentes e cada tipo de vírus ataca apenas determinados tipos de células, por que o vírus só consegue infectar a célula que tiver em sua membrana substâncias às quais ele possa se ligar. O vírus invade uma célula e assume o comando, fazendo com que ela trabalhe quase que exclusivamente para produzir novos vírus. A infecção viral geralmente causa profundas alterações no metabolismo celular, podendo levar à morte das células afetadas.
Tipo de vírus: Bacteriófagos: Aqueles capazes de infectar bactérias controlando-as em poucos minutos passando a produzir proteínas que constituirão cabeças e caudas de novos vírus. Essas cabeças e caudas se agregam ao DNA formando vírions completos. São produzidas enzimas que iniciam a destruição ou lise da parede bacteriana, que arrebenta e libera centenas de vírions maduros que podem reiniciar o ciclo.
Virus da gripe: Portador de RNA o vírion adere à substâncias presentes na superfície das células. O RNA é capaz de se duplicar, dando origem à inúmeras cópias dentro da célula hospedeira.
Retrovírus: são aqueles constituídos de RNA e possuem a enzima transcriptase reversa, que produz uma molécula de DNA apartir da sua molécula de |RNA. São muito difíceis de combater por causa das diversas mutações que sofrem.
Câncer e AIDS: Muitos retrovírus possuem genes denominados oncogenes, que induzem as células hospedeiras à divisão descontrolada com a formação de tumores cancerosos. Há certos retrovírus como o HIV que ataca os linfócitos T do sangue e é o agente causador da AIDS.
A melhor maneira de combater as doenças virais é através de vacinas. Os agentes antivirais eficazes devem inibir eventos específicos da replicação do vírus ou inibir preferencialmente a síntese de ácidos