patologia clínica
Hematologia:
Introdução:
-Composição do Sangue: -Células: eritrócitos, leucócitos e plaquetas -Plasma: proteínas plasmáticas (fibrinogênio, albumina e globulinas), glicose, eletrólitos, colesterol, enzimas, hormônios, vitaminas, lipídeos, aminoácidos, produtos de excreção (uréia, creatinina e ácido lático).
*Hemostasia ≠ Homeostasia -Hemostasia: é o conjunto de mecanismos que o organismo emprega para coibir hemorragia. -Homeostasia: é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados.
*Plasma ≠ Soro -Plasma: é o sobrenadante obtido quando uma amostra de sangue que foi coletada com anticoagulante é centrifugada. -Soro: é o equivalente de uma amostra que se permitiu coagular, não possui fibrinogênio.
-Funções das Células: -Eritrócitos: é composto por hemoglobina e é responsável pelas trocas gasosas -Leucócitos: defesa do organismo -Neutrófilos: defesa primária -Monócitos: ‘limpeza’ -Eosinófilo -Linfócitos: resposta celular e humoral -Plaquetas: hemostasia
Hematopoese:
1-Eritropoese: é a produção de eritrócitos e ocorre na medula óssea vermelha. 2-Leucopoese: é a produção de leucócitos e ocorre na medula óssea vermelha. 3-Trombocitopoese: é a produção de plaquetas e ocorre na medula óssea vermelha.
*Nas aves, répteis, anfíbios e peixes ocorre em locais diferentes dos mamíferos, assim: -Eritropoese: ocorre intravascularmente -Leucopoese: ocorre em sítios extravasculares -Trombocitopoese: ocorre intravascularmente
-Tipos:
-Hematopoese Pré-Natal:
Ocorrendo:
Primeiramente no Saco vitelínico, posteriormente no Fígado, Baço e finalmente na Medula óssea -Hematopoese Pós-Natal:
Ocorrendo na: -Medula Óssea Vermelha (ativa): que na puberdade está presente em todos os ossos
*Medula Óssea