Patologia Clinica
a) Pancitopenia é a redução de todos os elementos do sangue ao mesmo tempo – hemácias, leucócitos e plaquetas. Encontra–se frequentemente associada à anemia megaloblástica e anemia aplástica.
b) Leucocitose é o aumento do número de leucócitos no sangue. Pode estar relacionada com infecção (como na pneumonia) ou leucemia.
c) Trombocitopenia é a redução do número de plaquetas no sangue. Ocorre em determinadas doenças como dengue e rubéola congênita.
II- Indique o tipo de tubo de acordo com o seu anticoagulante definindo o objetivo funcional:
a) EDTA – (etilenodiamino–tetra–acético) – tubo de tampa roxa. Preserva a morfologia das células sanguíneas; utilizado no hemograma completo, tipagem sanguínea e hemoglobina glicada.
b) Heparina – tubo de tampa verde. Utilizado principalmente na gasometria: saturação O2/CO2, pH, concentração de bicarbonato, hormônios e metais pesados.
c) Citrato de Sódio – tubo de tampa azul. Preserva os fatores de coagulação; utilizado no coagulograma (tap, ppt).
d) Fluoreto de Sódio – tubo de tampa cinza; preserva a glicose por ate 8h retardando o metabolismo glicolítico e portando utilizado na glicemia.
III – Defina a importância dos principais exames citados abaixo:
a) O hemograma completo faz uma análise de todos os elementos do sangue, analisando a série vermelha, constituída de hemácias e glóbulos vermelhos, analisando os números de hemácias e a concentração de hemoglobina, realizando uma análise quantitativa que permite a observação dos quadros de anemia e policitemias, trazendo aos médicos diversas orientações importantes para complementar um possível tratamento.
O exame também permite a análise do hematócrito que é a porcentagem da massa do eritrócito com relação ao volume sanguíneo, informando os índices hematimétricos. Analisa também a série branca do sangue que se constitui por glóbulos brancos que são chamados de leucócitos,