Patologia clinica
Prof. Orlando Francisco
BOCA
A boca é a abertura anterior do tubo digestivo dos animais e onde se inicia o processo da digestão no homem. Geralmente localiza-se na cabeça do animal.
De fato a boca é simplesmente uma cavidade, a cavidade oral, porém essa cavidade está rodeada de estruturas dinâm icas que lhe conferem propriedades distintas de outras estruturas do corpo, a boca está situada na face, integrando a unidade crânio-facial, que caracteriza um indivíduo.
Nos animais com sistema digestivo completo, a boca forma a abertura de entrada do referido sistema.
A boca humana é constituída pelos dentes e pela língua, que misturam e transformam os alimentos em bolo alimentar, ao envolvê -los em saliva, facilitando assim o processo de digestão.
Os dentes não são todos iguais. Conforme a sua função cada dente tem uma forma diferente. Podemos distinguir os incisivos, cuja missão é cortar os alimentos; os caninos, encarregados de rasgar os alimentos, e os pré -molares e molares, que servem a trituração dos mesmos.
DENTES
São
uma
estrutura
dura,
polpa, dentina e esmalte que
saliente é e
esbranquiçada implantada composta
por
no maxilar e
na mandíbula (ou arcada dentária no ser humano) de muitos vertebrados. É usado primariamente para a trituração de alimentos, preparando-as para serem deglutidos. Nos humanos pode-se dizer que os dentes além da função mastigatória, possuem as funções de estética (muito importante nas relações sociais) e de auxílio na fonação visto que a pronúncia correta de alguns fonemas depende deles, juntamente com a língua.
Entre os seis meses e os três anos, toda a dentição humana temporária, também chamada "de leite" ou decídua, composta por 20 dentes, e é trocada dos seis aos onze anos pela dentição chamada de permanente composta por
32 dentes.
ANATOMIA DENTARIA
PS. Estarei enviando alguns slides sobre aquele método de numeração que identifica cada dentes, NÃO IRÁ SER COMBRADO EM PROVA, mas o conhecimento nunca é