Informatica
Delmir Peixoto de Azevedo Júnior Renato de Campos
O levantamento de requisitos no projeto de sistemas de informações tem sido feito sem o apoio de métodos mais sistematizados que garantam o desenvolvimento baseado nos objetivos do negócio. O Processo Unificado reúne as boas práticas no desenvolvimento de software, e é base para a definição de várias metodologias encontradas no mercado. No trabalho apresentado neste artigo, são propostas atividades para as etapas de modelagem de negócios e de levantamento de requisitos a serem incorporadas no UP, baseadas em uma arquitetura de modelagem de negócio, a fim de tornar o desenvolvimento mais sistemático e focado nos objetivos da organização.
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento de Software. Modelagem de Processos de Negócios. Processo Unificado. Modelagem de Requisitos.
∗
∗∗
Mestre. DATAPREV-RJ. Petrobras. E-mail: delmirjunior@yahoo.com.br. Doutor. UNESP. E-mail: rcampos@feb.unesp.br.
CEFET. CAMPOS DOS GOYTACAZES. RJ
147
1 INTRODUÇÃO O avanço tecnológico tem permitido o surgimento de novas formas de negócios. As organizações empresariais modernas precisam estar em constante evolução para se manterem competitivas. São necessárias freqüentes reformulações e inovações nos processos de negócio e conseqüentemente nos sistemas de informação que lhes dão suporte. A integração entre os objetivos do negócio, os processos de negócio e sistemas de informação é um fator determinante da dinâmica necessária à organização e também um desafio aos gerentes. Nesse cenário dinâmico, os sistemas de informações são os habilitadores do negócio e, portanto, precisam estar alinhados com os reais objetivos do negócio. Existem vários métodos, técnicas e ferramentas de modelagem para facilitar o entendimento e a análise da complexidade das organizações modernas. Essas facilidades são utilizadas na tentativa de tornar a