Reincidência Criminal
RESUMO: aborda o sistema prisional brasileiro, com um enfoque nos principais problemas que o assolam. Objetiva alertar a sociedade para essa perigosa realidade, para isso se utiliza de embasamento em outros autores para embasar o conteúdo do artigo e em pesquisas realizadas acerca do tema. Elenca alguns dos principais problemas enfrentados pelo sistema para alcançar sua finalidade,como o problema estrutural, as consequências do cárcere, a reincidência criminal e os desafios enfrentados pelo ex-detento no retorno à sociedade. Conclui que ainda há um longo caminho a ser percorrido para a solução de tais problemas e que a sociedade deve direcionar maior atenção ao assunto.
Palavras-chave: cárcere; ressocialização; problemas; criminal;
Introdução
Em meio aos diversos problemas enfrentados pelo Brasil, os do sistema penitenciário destacam-se como um dos quais as soluções parecem mais distantes. Está intrínseca a este sistema uma grande gama de deficiências que acabam por torná-lo caótico, sem que suas reais finalidades possam ser alcançadas, mesmo com uma grande mobilização de pensadores na busca de soluções para os problemas.
Tais deficiências nos levaram a levantar questionamentos sobre quais seriam os principais problemas do sistema prisional brasileiro, e para tentar saciar estas questões recorremos a leitura de textos que nos forneceram embasamento com dados e opiniões acerca desta situação.
Neste artigo buscamos elencar alguns dos principais problemas enfrentados pelo sistema prisional brasileiro, destacando suas principais características, tendo em vista que a identificação é uma importante etapa na busca da solução, e com isso objetivamos alertar para a urgência de soluções para os referidos problemas, alem de apresentar algumas de nossas considerações acerca do assunto, tendo vista que se trata de um assunto de grande repercussão, em especial na área jurídica.
1