Regulação hormonal e nervosa em animais
Neste trabalho iremos falar sobre a regulação hormonal e nervosa dos animais. Tema que nos foi proposto pelo professor da disciplina de Biologia, para o módulo B1.
Introdução
•
•
Os seres vivos são sistemas abertos que estabelecem continuamente trocas com o meio ambiente. (Ex.: entrada de nutrientes, saída de produtos de excreção, trocas de energia…). Para que exista um equilíbrio dinâmico no meio interno, os seres vivos possuem mecanismos (mecanismos homeostáticos) que equilibram as alterações provocadas pelo meio externo.
Homeostasia
Homeostasia- manutenção das condições do meio interno dentro de limites compatíveis com a vida.
Homeostasia
Quando a homeostasia é rompida, o sistema entra num estado de desagregação chamado doença.
Se os mecanismos homeostáticos conseguirem repor o equilíbrio, o estado normal é restabelecido, caso contrario origina a morte. No sentido de evitar a perda de homeostasia, a atividade dos órgãos é controlada e regulada, respondendo ás alterações, quer no meio interno, quer externo, através de mecanismos de retroalimentação ou feedback.
Homeostasia
Homeostasia
Nos sistemas biológicos, a regulação faz-se, na maioria dos casos por retroalimentação negativa.
Homeostasia
O mecanismo de feedback positivo também está presente nos sistemas biológicos, embora de uma forma mais rara.
O feedback positivo não é utilizado por sistemas reguladores que pretendam manter a estabilidade. Nos animais, os mecanismos de feedback, que garantem a manutenção da homeostasia, são assegurados pelo sistema nervoso e hormonal (ou endócrino).
Homeostasia
Os
dois sistemas agem de maneira integrada, que garante a homeostasia do organismo.
Homeostasia
É a estrutura básica do sistema nervoso, comum à maioria dos vertebrados , é a mesma da totalidade dos mamíferos. Os cérebros ou redes neuronais formais não podem resolver certos problemas , mas apenas encontrar soluções