BIOLOGIA
Dá-se o nome de sistema nervoso ao sistema responsável pela coordenação de todas as funções vitais do organismo. O sistema nervoso e o sistema fundamental para o organismo que tem como função as seguintes:
A recepção de informações do ambiente ou do próprio corpo através de impulsos nervosos que chegam aos centros nervosos.
Coordenar o funcionamento dos órgãos, através da associação de informações de diferentes centros nervosos, interpretando-as.
Armazenamento de informação adquiridas (memórias).
Produção e emissão de respostas às informações do ambiente ou do próprio corpo a partir de centros nervosos por intermédio de impulsos nervosos.
Garantir a homeostase.
Comparação dos sistemas nervosos dos invertebrados
Começando de poríferas, não apresentam células nervosas típicas (neurónio), há apenas células musculares que guarnecem os poros, e são capazes de se contrair quando estimulados, fechando os poros, seguem os cnidarios estes apresentam um sistema nervoso, formado por células nervosas em forma de rede, os seus impulsos nervosos propagam como uma onda, mais não existe um centro de comando nervoso.
Os platelmintes sendo animais bilaterais, apresentam um sistema nervoso ganglionar, com uma cabeça e um centro de comando, na forma de massas globosas, os gânglios cerebróides, que actuam Como um cérebro, e os movimentos já são mais coordenados e as respostas. Os anelídeos e artrópodes, apresentam também um sistema nervoso ganglionar além das centrais representadas pelos gânglios cerebrais, existem gânglios segmentares na região ventral do corpo, constituindo um sistema de coordenação do organismo mais eficiente, ampliando a capacidade de resposta frente aos estímulos ambientais. Nos moluscos, a coordenação nervosa é ganglionar, nos mais complexos, como polvos e lulas, há verdadeiros cérebros que controlam as das actividades dos animais, que são capazes de efectuar acções muito complexas, como, o reconhecimento de