Pudim
Curso de Artes Cênicas
Fundamentos Filosóficos e Sócio-Históricos da Educação
AVALIAÇÃO 1
QUESTÃO ANTECIPADA (fonte arial, 12, espaço 1 e ½, 5 páginas)
“Como vimos, o aprendizado através da comunicação com os semelhantes e da transmissão deliberada de pautas, técnicas, valores e recordações é um processo necessário para se chegar a adquirir a plena estatura humana. Para ser homem não basta nascer, é preciso também aprender” Savater.
A cada homem e mulher está colocado o desafio da humanização. Com base, exclusivamente, nos textos indicados e nas discussões em sala, disserte sobre esse processo, analisando as possíveis contribuições da educação escolar, em geral, e as das Artes Cênicas, em particular.
Processo de humanização significa a atuação do homem em relação ao espaço físico. Esse processo se realiza no ser humano em seu contexto social, como sua cultura em geral. A presença deste processo na vida do homem encontra-se associada a seus costumes, suas crenças, sua arte, suas interpretações, todas promovidas por instituições escolares e estatais, fazendo com que o indivíduo seja um objeto da cultura a partir do dado momento de seu nascimento, pois desde o começo de sua vida é mais um fruto da mesma. Em outras palavras, o sujeito da cultura é o povo, ou seja, as pessoas enquanto uma sociedade. A cultura é social porque o homem a recebe e a transmite, sendo assim reelaborada, de certa forma, a cada geração. E o que é sociedade? A sociedade de maneira geral pode ser definida como um grupo de indivíduos, que se submetem a relações econômicas, políticas e culturais. É um grupo de pessoas que interagem entre si, se comunicam e desenvolvem relações. Há muito tempo, desde tempos antigos, o homem nasce neste mundo partindo rumo a uma busca incessante pelo conhecimento e acaba tropeçando na questão sobre si mesmo, suas origens, comportamentos e relações em meio à cultura e a sociedade. É