Coca-cola
Regulação nos seres vivos
1) Regulação nervosa e hormonal em animais
Homeostasia – manutenção das condições do meio interno dentro de limites compatíveis com a vida.
Na verdade, a capacidade de sobrevivência de um animal, está directamente relacionado, com a capacidade de detectar determinadas alterações no meio, quer interno, quer externo, e de responderem de forma adequada a essas alterações, através do sistema nervoso e hormonal. Coordenação nervosa
A maioria dos animais interage com o meio graças à constante circulação de mensagens no seu organismo. Esta rede de mensagens é assegurada pelo sistema nervoso em estreita relação com o sistema hormonal e pode assumir formas mais simples e mais complexas.
Visão global sobre o sistema nervoso humano
Uma das razões que justificam a grande versatilidade e eficácia do sistema nervoso é a presença de uma complexa rede de conexões entre as células nervosas, os neurónios.
Célula nervosa (neurónio):
_ Diferenciada
_ Especializada ( tem funções muito importantes, e não pode ser trocada por qualquer outra célula).
Cada neurónio, unidade de estrutura e de função, possui:
_ Dendrites – prolongamentos celulares muito ramificados que recebem informações nervosas do ambiente ou de outro neurónio.
_ Corpo celular – zona formada pelo núcleo e pelo citoplasma, que integra e trata as informações, emitindo mensagens.
_ Axónio – prolongamento celular com diâmetro mais ou menos constante que termina numa arborização terminal e que transmite as mensagens para outros neurónios o para órgãos efectores. Este é assim chamado por efectuar a resposta ao estímulo. Nervos raquidianos, são nervos da medula.
Nervos cranianos, são nervos do cérebro.
Sistema nervoso
Funções – Manter uma relação entre o indivíduo e os estímulos do ambiente e entre todos os sistemas e aparelhos do indivíduo.
Sistema nervoso central
Constituição do sistema nervoso Sistema nervoso