Dfadf
1749 palavras
7 páginas
O LIVRO DOS ESPÍRITOSARTE PAR TE PRIMEIRA AS CAUSAS PRIMÁRIAS
CAPÍTULO
1
DEUS
Deus e o infinito – Provas da existência de Deus – Atributos da Divindade – Panteísmo
DEUS E O INFINITO
1 O que é Deus? – Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.1 2 O que devemos entender por infinito? – O que não tem começo nem fim; o desconhecido; tudo o que é desconhecido é infinito. 3 Poderíamos dizer que Deus é infinito? – Definição incompleta. Pobreza da linguagem dos homens, que é insuficiente para definir as coisas que estão acima de sua inteligência. 4 Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é infinito é tomar o atributo2 de uma coisa por ela própria, é definir uma coisa que não é conhecida por uma outra igualmente desconhecida.
PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS
4 Onde podemos encontrar a prova da existência de Deus? – Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e a vossa razão vos responderá. 4 Para acreditar em Deus, basta ao homem lançar os olhos sobre as obras da criação. O universo existe, portanto ele tem uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa e admitir que o nada pôde fazer alguma coisa.
1 - O texto colocado após o travessão na seqüência das perguntas é a resposta que os Espíritos deram. O sinal 4 indica que é um comentário de Kardec às respostas dos Espíritos (N. E.). 2 - Atributo: qualidade de um ser, aquilo que lhe é próprio. Neste caso, ser infinito é uma das qualidades de Deus entre todas as demais, mas não é só isso, ou não é o bastante para O concebermos (N. E.).
44
CAPÍTULO 1 DEUS 5 Que conclusão podemos tirar do sentimento intuitivo que todos os homens trazem em si mesmos da existência de Deus? – A de que Deus existe; de onde lhes viria esse sentimento se repousasse sobre o nada? É ainda uma conseqüência do princípio de que não há efeito sem causa. 6 O