Coca Cola
A Coca-Cola é lançada em Atlanta na máquina de refrigerantes da Jacob’s Pharmacy, onde era vendida por cinco centavos o copo.
Como muitas pessoas que mudaram a história, John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, foi inspirado pela simples curiosidade. Em uma tarde, ele agitou um líquido cheiroso com cor de caramelo e, quando parou, levou a mistura até a vizinha Jacob’s Pharmacy. Lá, a mistura foi combinada com água com gás e provada pelos clientes, que foram unânimes: essa nova bebida era, de alguma forma, especial. Então, ela passou a ser vendida na Jacob’s Pharmacy a cinco centavos o copo.
O contador de Pemberton, Frank Robinson, chamou a mistura de Coca-Cola® e anotou o nome em seus registros. Desde esse dia, Coca-Cola é escrito da mesma forma. No primeiro ano, Pemberton vendeu apenas nove copos de
Coca-Cola por dia.
Um século depois, a The Coca-Cola Company produzia mais de 38 bilhões de litros de xarope. Infelizmente, Pemberton faleceu em 1888 sem constatar o sucesso da bebida que tinha criado.
Asa G. Candler, um vendedor nato, transformou a Coca-Cola de invenção a uma empresa. Ele sabia que as pessoas tinham sede e encontrou maneiras brilhantes e inovadoras de apresentar essa interessante e nova bebida a elas. Candler disponibilizou cupons para degustações de Coca-Cola e distribuiu aos farmacêuticos relógios, urnas, calendários e balanças farmacêuticas com a marca da Coca-Cola. As pessoas viam Coca-Cola em todos os locais e a campanha agressiva funcionou. Até 1895, Candler construiu fábricas de xarope em Chicago, Dallas e Los Angeles.
Em 1894, um empresário de Mississipi chamado Joseph Biedenharn foi o primeiro a engarrafar a Coca-Cola. Ele enviou 12 garrafas a Candler, que respondeu sem entusiasmo. Apesar de ser um executivo brilhante e inovador, na época, ele não percebeu que o futuro da Coca-Cola seria com bebidas em garrafas portáteis que os clientes poderiam levar para qualquer lugar. Cinco anos depois, ele ainda não