biologia
Um sistema é toda a matéria e energia que existe dentro de uma região bem definida.
Em termodinâmica existem três tipos de sistemas: sistemas isolados, abertos e fechados.
Os sistemas isolados não trocam energia nem matéria com o exterior, estes sistemas não exitem na natureza , mas podem ser criados em laboratórios.
Um sistema aberto é aquele que estabelece constantes trocas de matéria e energia com o exterior.
Um sistema fechado troca energia com e exterior, mas não matéria.
Todos os sistemas biológicos, desde a célula ao ecossistema, constituem sistemas abertos, realizam trocas de energia e de matéria com o exterior, das quais depende a sua sobrevivência.
As trocas que um ser vivo realiza com o meio, desde a entrada de nutrientes à saída de produtos de excreção, assim como as constantes trocas de energia, conduzem a mudanças cosntantes nos seus componentes.
Os seres vivos possuem mecanismos que equilibram as alterações induzidas pelo meio externo,para que exista um equilíbrio com o meio externo. Este equilíbrio, designa-se homeostasia, traduz a existência de um equilíbrio dinâmicos nos sistemas biológicos.
Quando a homeostagia é rompida, o sistema biológico entra num estado de desagregação, chamado doença. Se os mecanismos homeostáticos conseguirem repor o equilíbrio, o estado normal e restabelecido. Caso contrário, o ser vivo morre.
No sentido de evitar a perda de homeostagia, a atividade dos orgãos é controlada e regulada, respondendo às alterações, quer do meio interno, quer no meio externo, através de um mecanismos de retroalimentação ou feedback.
Nos sistemas biológicos, a regulação faz-se, na maioria dos casos por feedback negativo.
O mecanismo de feedback positivo também está presente nos sistemas biológicos, embora de uma forma mais rara. Em vez de reverter o sistema para um determinado ponto, o feedback positivo amplifica a resposta.
O feedback positivo não é utilizado por sistemas reguladores que