regras e recomendacoes
Circule apenas pelos trilhos sinalizados.
Respeite a propriedade privada: feche portões e cancelas
Respeite a natureza. Não recolha ou perturbe animais, plantas ou rochas
Não deixe lixo ou vestígios da sua passagem
Cuidado com o gado
Não acampe nem faça fogo fora dos locais sinalizados para o efeito
Seja afável com os habitantes locais, esclarecendo quando a sinalética do percurso e a actividade em curso.
Ajude-nos
Para qualquer situação relacionada com o bom funcionamento da Rota vicentina, por favor contacte-nos para o email ou telefone abaixo indicados.
Caminhe até onde a terra acaba e o mar começa
Situada no sw de Portugal, costa alentejana e vicentina é a mais bem preservada zona costeira de sul da europa. Uma pérola guardada por gentes loca e por valores naturais surpreendentes, que apaixona cada vez mais amantes da natureza e do turismo activo e sustentável.
São 110 kms de costa selvagem e cerca de 75 mil hectares de área protegida, inseridas no parque natural de sw alentejana e costa vicentina, banhados pelo Atlântico e temperados por mais de 300 dias de sol por ano.
Deixe-se ficar
A oferta turística do sw é equilibrada, com predominância de alojamento rural e parques de campismo, atividades de turismo de natureza e restaurantes com excelentes propostas de gastronomia local e internacional.
Aqui, o tempo caminho devagar e é fácil prolongarmos a nossa estadia. A beleza da região, a qualidade dos serviços e a simpatia natural das gentes são um convite a ficar.
A rota vicentina
A rota vicentina é uma grande rota pedestre ao longo da costa SW, entre a cidade de Santiago do Cacém, com interessante ligações ao culto do Apóstolo e as peregrinações a Santiago de Compostela, e o Cabo de S. Vicente, a Finisterra Portuguesa.
Caminhar ao lado da Rota Vicentina é embarcar numa viagem pessoal inesquecível. Cada passo seu, além de contribuir para a sustentabilidade da economia local promove uma nova consciência