Abcdefgh
Futsal do Brasil passa a adotar novidades na regra em 2011
A temporada de 2011 ainda nem começou, mas o futsal brasileiro já tem novidades importantes. A partir do dia 1° de janeiro, passaram a vigorar as novas regras da modalidade e, por isso, árbitros, jogadores e comissão técnica terão que ficar atentos às mudanças, aprovadas em setembro de 2010 pela comissão de arbitragem para futsal da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Dentre as novidades, duas chamam mais a atenção. A primeira é a que envolve a participação dos goleiros na partida e a segunda trata de lances que ocorrem após o apito final do cronômetro. Outras mudanças também serão aplicadas, como a possibilidade de cobrar o tiro lateral sem a bola em cima da linha e a delimitação da área reservada aos técnicos.
Para o diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Paraguassu Fisch de Figueiredo, as novas regras fazem parte da intenção da Fifa de difundir a prática do futsal pelo mundo.
“Nossos jogos são vistos em todo o mundo e, por isso, temos que nos adaptar a essas regras, pois o futsal brasileiro é referência na modalidade”, afirmou.
Segundo ele, as mudanças no Brasil só passaram a valer a partir do dia 1 de janeiro, pois, não há como alterar as regras durante a temporada. “A Fifa decidiu pela alteração no fim de setembro, mas nossas competições já estavam em andamento. Por isso, nas competições nacionais elas só começam a valer a partir de 2011”, explicou.
Porém, todas as competições internacionais da modalidade disputadas a partir de setembro de 2010 já foram realizadas de acordo com as novas regras. Dentre elas, podem ser destacadas o 6° Grand Prix de Futsal, o Campeonato Sul-Americano sub-20, o I Torneio Mundial de Futsal Feminino e todos os amistosos da Seleção Brasileira.
Mudanças
O goleiro é a posição mais afetada pelas novas regras, segundo Paraguassu. A principal mudança é que, a partir de agora, quando o arqueiro