Prova de Filosofia Antiga
Altair Pereira de Araújo Junior – Licenciatura em Filosofia, Primeiro período.
1- Suponho que tendo como objetivo explicitar um contraste entre a justiça encontrada através da personagem Sócrates nos diálogos de Platão e a disseminada pelos poetas. Está vinculada à introdução do conceito de justiça defendido por estes, que era considerada por Platão como arcaico. Ele faz questão de mostrar as incoerências presentes na relação entre o que era caro aos deuses e o que era justo, a exemplo do que faz no diálogo Eutífron.
2- Desconheço a República perfeita de Platão, mas posso explicitar que compreendi que ele se colocou contra os poetas por que seus contos baseavam definições como justiça e religiosidade nos deuses, estes que eram adúlteros e depravados que jamais poderiam ser tomados como referencial para essas coisas. Nos fragmentos encontrados de Xenófanes, ele compara as ações e aparência dos deuses às dos humanos, dizendo que, fazendo um anacronismo e adaptando um termo hebreu, “fizeram seus deus às suas imagem e semelhança”. O professor Gonzalo, se bem compreendi, defende que dentro nos textos de Hesíodo há de fato algum conceito de justiça a ser encontrado, porém é compreensível a incapacidade de Platão de realizar essa leitura, vide todos os problemas que lhe foram causados pelos poetas, inclusive a morte de seu amado mestre, Sócrates.
3- A filosofia veio para explorar o questionamento e a teorização acima do que era mitológico através da epistemologia e da ontologia. A falta de nexo, o contraste e até mesmo a contradição de umas com as outras, trás a ideia de que a filosofia não é engessada e não existe uma forma exata e única de se fazê-la. Filosofia é o simples ato de exercer a reflexão acima do óbvio, do que é contatável, em qualquer área na qual se ocupe o filósofo, estará a realizá-la.
4- Fwfwefw
5- Vwevwevw
6- A contradição pode ser explicitada a síntese de suas teorizações, segundo Parmênedes, “o que é, é e não