TRABALHO RAISSA
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
DOCENTE: RAISA TAVARES
DISCENTES: MARIA GABRIELLE PEREIRA
As Normas no Código de Ética e disciplina impõe elevadas exigências éticas aos arquitetos e urbanistas, obrigações para com a comunidade profissional, além do dever geral de urbanidade; estabelece bases suficientes para proporcionar clareza na identificação circunstanciada dos fatos, na avaliação das infrações cometidas e na aplicação das respectivas sanções disciplinares; devendo assim orientar sua conduta no exercício da profissão pelas normas definidas neste Código, ao arquiteto e urbanista.
Funções Deontológicas do Código
Os termos do Código de Ética e Disciplina devem ser integralmente acatados e obedecidos por todos os arquitetos e urbanistas; o Código possui duas funções deontológicas: Função educacional preventiva, onde trata das funções públicas e dos deveres de seus profissionais e Função coercitiva que, subordinada à primeira, admoesta e reprime os desacertos procedimentais.
Estrutura do Código
As normas do mesmo estão estruturadas em 3 (três) classes: Princípios, regras e recomendações.
Princípios: Agrupamento de normas subordinadas;
Regras: Derivadas dos princípios devem ser seguidas de forma específica e restrita;
Recomendações: Observância ou inobservância poderão fundamentar argumento atenuante ou agravante para aplicação de sanções disciplinares.
1. OBRIGAÇÕES GERAIS
1.1. Princípios:
O processo de formação do arquiteto e urbanista deve ser estruturado e desenvolvido com o objetivo de assegurar sua capacitação e habilitação; o arquiteto e urbanista deve: contribuir para o aprimoramento do patrimônio socioambiental e cultural e manter e desenvolver seus conhecimentos.
1.2. Regras:
O arquiteto e urbanista deve: atuar em conformidade com os melhores métodos e técnicas; exercer, manter e defender a autonomia própria da profissão liberal; defender sua opinião