Leitura E Escrita 1
Introdução
A leitura deve fazer parte do interesse do aluno, mas as atividades para desenvolver devem ser trabalhadas de formas variadas. A leitura só desperta o interesse quando interage com o leitor, quando faz sentido e trás conceitos que se articula com as informações que já possui. Com a leitura, há possibilidades dos alunos se afastarem dos atos violentos, levando-os a serem mais críticos e tendo uma visão mais ampla sobre a sociedade. O objetivo deste trabalho é despertar a sensibilidade e o prazer pela leitura, levando o educando a refletir sobre seus atos, possibilitando que eles participem de situações de comunicação oral e escrita, como contar e recontar histórias, podendo também escrevê-las. Formar leitores é algo que requer condições favoráveis, não só em relação aos recursos materiais disponíveis, mas, principalmente, em relação ao uso do que se faz deles nas práticas de ler é, também, um modo de produzir sentidos. Assim, este Projeto tem a finalidade de despertar, nos educandos, o gosto pela leitura, interpretação de textos e pela escrita convencional. Cabe ao professor, então, realizar-se no universo de cada um deles, respeitando seus interesses, despertando a criatividade, dando-lhes a mesma oportunidade de tentar novas experiências que resultem em aprendizado, através da fala ou da escrita para assim, poder integrar-se no contexto social em que vivem.
Objetivo geral Estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliando o repertório através da linguagem, e envolver toda a organização escolar no referido projeto.
Objetivos específicos
Incentivar a leitura e a criatividade, visando desenvolver as potencialidades de comunicação, o prazer de ouvir e fazer leitura de livros infantis.
Promover o desenvolvimento da escrita, criatividade para contar e recontar, produzir e reproduzir histórias.
Ampliar o universo da leitura e escrita, desenvolvendo o hábito da leitura de diversos portadores de texto: textos