Reformas Religiosas
Novas interpretações da Bíblia.
Johaan Gutenberg desenvolveu, no século XV, a imprensa ou a tipografia que era um processo de impressão com tipos móveis de metal, que possibilitou a reprodução em massa de um mesmo texto. Assim a bíblia pode chegar as mãos de um número maios de fiéis, oque possibilitou novas intepretações dos textos cristãos.
Crítica ao comportamento do Clero
Aumenta as críticas a certas práticas e condutas do clero, como a venda de relíquias sagradas, venda de indunlgencias, e a falta de preparação do clero em relação ao intelectual para as funções religiosas. Nova ética religiosa.
A igreja Católica censurava a usura, isto é, lucro excessivo, defendendo o preço justo nas transações econômicas, no entanto a recomendação começou a incomodar os capitalistas nascentes, então ficaram divididos entra a busca de lucro e as obrigações morais católicas.
A Reforma Luterana
O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica. Afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica.
As 95 teses de Martinho Lutero condenava a venda de indulgências e propunha a fundação