Guerra dos emboabas e Revolta de Vila Rica
Local= Minas Gerais.
Duração= De 1707 a 1709.
Envolvidos= Bandeirantes paulistas e os portugueses.
Origem do nome da revolta= Os paulistas chamavam os forasteiros de emboabas (palavra de origem tupi = "aves dos pés cobertos"), uma referência às botas que usavam, em contraste com os bandeirantes que andavam quase sempre descalços.
Motivo= Foi uma disputa pela exploração das minas de ouro descobertas em Minas Gerais. Os paulistas queriam exclusividade na exploração da região, pois afirmavam que tinham descoberto as minas.
Líder/ Lideres= Os Emboabas eram liderados pelo português Manuel Nunes Viana e os Paulistas eram liderados pelo bandeirante Barba Gato.
Término= Os paulistas foram derrotados e a Coroa Portuguesa criou a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. A cobrança do quinto foi regulamentada. A Coroa Portuguesa, após acabar com o conflito e pacificar a região, assumiu a exploração de ouro na região das Minas Gerais. Os bandeirantes paulistas, expulsos da região das Minas Gerais, foram procurar em busca de ouro nas regiões de Goiás e Mato Grosso. Encontraram nestas áreas novas minas para explorar.
Revolta de Vila Rica:
Local= Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto (atual Ouro Preto, Minas Gerais).
Duração=
Outro nome dado á revolta= Revolta de Filipe dos Santos
Envolvidos= A população e o governo.
Motivo= Os revoltosos queriam o fim das Casas de Fundição, queriam também a redução de vários impostos e tributos e o fim dos monopólios do fumo, sal, aguardente e gado.
Líder/ Lideres= Filipe dos Santos.
Término= Houve forte reação da coroa portuguesa contra a revolta. O líder, Filipe dos Santos, foi condenado e executado. As casas de muitos revoltosos foram queimadas pelas tropas do governo. O governo português continuou com as Casas de Fundição e até aumentou a fiscalização na colônia. Houve a separação da capitania de São Paulo de Minas Gerais.