Educação Romana
Introdução das escolas gregas: de 250 - 50 a.C. (Gregos)
Inicio do período imperial: de 27 a.C - 200 d.C. (Gregos)
Responsáveis representantes: Influência dos gregos aos romanos.
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
O ideal Romano de Educação - Tinha como princípio direitos e deveres dos cidadãos. Adaptavam os meios aos fins, procuravam aquilo que era útil e eficaz, eram práticos. Alguns direitos: direito do pai sobre o filho; o direito do marido sobre a esposa; o direito dos senhores sobre os escravos. A tais direitos correspondiam os deveres. E para cumprir seus deveres o cidadão romano precisava possuir uma serie de aptidões e virtudes (piedade ou obediência, bravura ou coragem, prudência, honestidade e seriedade). Desenvolver tais aptidões era o papel da educação.
A família como centro da Educação Romana – O pai era o principal responsável pela educação dos filhos, porém, a mulher romana era mais valorizada em vista as de outros impérios da Antiguidade e exercia uma grande autoridade dentro da família, embora não participava da vida pública.
A imitação como método de educação: - Enquanto os heróis gregos dificilmente poderiam ser imitados, os heróis romanos eram vistos como exemplos e poderiam ser imitados por todo menino romano. Por isso a característica fundamental do método da Educação Romana era a IMITAÇÃO. Os heróis de Roma eram homens reais – e não mitológicos – que andavam nas ruas e reuniam-se no Fórum. Os romanos entendiam como sinais de afeminação e descartavam o treino ginástico, a dança, a música, literatura e todos os meios educativos utilizados pelos gregos. Os meninos eram educados para serem soldados, agricultores, estadistas, entre outros.
A primitiva Educação Romana (753 - 250 a.C.) - O lar era praticamente a única escola, a disciplina era severa e os ideais eram seguidos rigorosamente. Foi nesse período que surgiram as escolas elementares, que deram início as