Refluxo Gastroesofágico
CURSO: NUTRIÇÃO – BLOCO I
DISCIPLINA: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
PROFESSORA: NORMA SUELI MARQUES DA COSTA ALBERTO
REFLUXO GASTROSOFÁGICO
Alex Júnior
Ellen Sirqueira
Isaias Andrade
Larissa Viana
Mirna Nogueira
TERESINA-PI
ABRIL DE 2014
Alex Júnior, Ellen Sirqueira, Isaias Andrade, Larissa Viana, Mirna Nogueira
REFLUXO GASTROESOFÁGICO
Trabalho apresentado à disciplina práticas interdisciplinares, ministrada pela professora Norma Sueli Marques da Costa Alberto, com fins de obter nota.
TERESINA-PI
ABRIL DE 2014
1. INTRODUÇÃO
O refluxo gastresofágico(RGE) pode ser conceituado como fluxo retrogrado e repetido de conteúdo gástrico para o esôfago, isto é, o retorno de alimentos e outros líquidos. Essa condição ocorre com frequência em crianças, na maioria das vezes de evolução benigna e caracterizado pela presença de regurgitações, sendo que a maior parte dos casos corresponde ao refluxo fisiológico, resultante da imaturidade dos mecanismos de barreira anti-refluxo.
Por outro lado, o refluxo patológico apresenta percussões clínicas como déficit do crescimento, dor abdominal, irritabilidade, hemorragias digestivas, broncoespasmo, pneumonias de repetição ou complicações otorrinolaringológicas, exigindo habilidade no diagnósticoe atenção na escolha do tratamento mais adequado a cada caso.
Esse problema afeta pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até pessoas da terceira idade. Em algum momento da vida é possível que todas as pessoas apresentem a volta do que foi ingerido pela boca. Essa ação se torna uma doença quando acontece com frequência, originando sintomas esofágicos e extraesofágicos.
Geralmente o refluxo acontece quando a pessoa está deitada, pois de pé, a gravidade evita que o conteúdo gástrico vá para o esôfago. Adultos que sofrem do problema apresentam o refluxo quando após um dia de trabalho e correria faz uma refeição pesada