Aprender Antropologia
A ANTROPOLOGIA
Uma chave para a compreensão do homem
A professora e pesquisadora Maria Isaura Pereira de Queiroz traz sua visão sobre o livro, mostrando a importância do estudo da Antropologia e também seus benefícios para a formação do conhecimento nessa disciplina. Ressalta a necessidade se buscar no passado a compreensão para o presente e o futuro.
INTRODUÇÃO
O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICAS
A antropologia surge da necessidade das pessoas de se aprofundar no conhecimento do homem e na sua sociedade. Até então o que se existia era um conhecimento do homem com o seu exterior, com a natureza. A partir de La Plantine o homem não somente é o sujeito de seu estudo mas também objeto dele.
Começou seu estudo pela sociedade primitiva, essas eram restritas tanto em comunicação quanto em tecnologia, era pouco especializada em atividade e função social. Em um certo momento começou a perceber que essa nova sociedade estava se extinguindo isso leva a uma crise existencial onde surge um questionamento a morte dessa sociedade (o ser primitivo) também levaria a morte dos estudiosos dela.
O ESTUDO DO HOMEM INTEIRO
Para esse estudo é necessário levar em consideração as diversas áreas do ser humano. Há dentro da antropologia cinco áreas que sempre estarão interligadas, são elas:
Antropologia Biológicas- essa estuda as variadas características biológicas do homem no espaço e tempo.
Antropologia Pré-Histórica- estuda o homem através de vestígios obtidos do solo que permite detalhar como viveram e se organizaram em seu tempo.
Antropologia Linguística- permite o estudo da linguagem por onde se expressa sentimentos, emoções, pensamentos e mais.
Antropologia Psicológica- essa vai de encontro com os comportamentos particulares conscientes e inconscientes do ser humano.
Antropologia Social e Cultural- estuda o meio no qual se insere a sociedade e suas relações .
Através dessas áreas o antropólogo deve procurar entender o ser