aprender antropologia
Aprender Antropologia LAPLANTINE, Francois
Resenha de texto apresentada pelo aluno (a) turma AXXBAV para obtenção de nota parcial da disciplina Percepção Visual ministrada pelo
São Paulo
2013
LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. Editora Brasiliense, São Paulo, 2003.
Nesta resenha vamos analisar os três primeiros capítulos do livro “Aprender Antropologia” do antropólogo francês François Laplantine, este que volta suas pesquisas para os campos da antropologia da doença e das religiões, além de dar sua atenção às relações da antropologia com a escrita. Estas abordagens, por ele são estudadas, em sua maioria na América latina. Os capítulos que iremos abordar são: A pré- historia da Antropologia; O século XVIII; O Tempo dos Pioneiros.
A pré-história da Antropologia: a descoberta das diferenças pelos viajantes do século e a dupla resposta ideológica dada naquela época ate nossos dias atuais.
A reflexão antropológica surgiu com a descoberta do Novo mundo, buscando saber se os habitantes que povoavam o espaço eram homens ou não, e isso era questionado sobre o critério religioso os selvagens tem alma?
A partir dai surgem duas ideologias: a recusa sobre o estranho descoberto e sua consciência sobre si mesmo e sua sociedade; a fascinação pelo estranho e sua má consciência que se tem sobre si e sua sociedade.
A figura do mal selvagem e do bom civilizado: a diversidade das sociedades aparecia aos homens como uma aberração. A atitude de expulsar da cultura(para a natureza)todos os que não eram considerados humanos é a mais comum da humanidade. Além do critério religioso temos: a aparência física (nus ou vestidos de peles de animais), os comportamentos alimentares (comem carne crua-surge à imagem do canibalismo) e a inteligência aprendida da linguagem (língua inteligível). Por todos esses fatos o selvagem é um bestiário. Considerado sem moral, sem religião, sem