Aprender Antropologia
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Curso de Serviço Social
Amanda Luiza Severino
Jéssica Camucia
Taís Cristina Santos Silva
Resenha: Aprender Antropologia- Laplatine François
Franca
2013
Capítulo 1. Marcos Para Uma História Do Pensamento Antropológico
O livro aprender antropologia de Laplantine François (2003) traz em sua perspectiva uma analise sobre as características e pesquisas realizadas dentro de campos de como a antropologia está relacionada em nosso cotidiano. Segundo Laplantine (2003) a antropologia surgiu a partir do novo mundo através de reflexões religiosas, onde traria um grande preconceito. Laplantine (2003) traz duas ideologias concorrentes, a “recusa pelo estranho” (quando você acha que a sua sociedade melhor que a do outro) e a “fascinação pelo estranho” (quando você acha que a sociedade do outro é melhor que a sua), e segundo esse estranhamento para com o outro surge a figura do mau selvagem é do bom civilizado, onde há pré julgamentos da cultura, religião, etnia e etc. A figura do mau selvagem e do bom civilizado traz uma perspectiva de “cultura civilizada” e “cultura não civilizada”, hoje em dia se usa o termo “subdesenvolvidos”, trazendo a entender um etnocentrismo muito grande com parte do outro. No século XIX Stanly compara os africanos a “macacos de um jardim zoológico”
“Tudo, na África, é nitidamente visto sob o signo da falta absoluta: os “negros”, não respeitam nada, nem mesmo eles próprios, já que comem carne humana e fazem comércio da “carne” de seus próximos. Vivendo em uma ferocidade bestial inconsciente de si mesma, em uma selvageria de estado bruto, eles não têm moral, nem instituições sociais, religião ou Estado”.(LAPLANTINE, 2003, p. 31)
No século XVIII o homem começa a deixar de ser apenas observante para se tornar um analisador (Homem sujeito e homem objeto- dualidade) onde o homem irá deixar apenas o saber especulativo e