Reflexão teórica e emocional
Assistimos ao filme “O Óleo de Lorenzo” que nos propiciou uma reflexão ampla sobre possibilidades. Diante de determinadas situações podemos ver o mundo com outros olhos, mesmo que em alguns momentos pensemos em desistir.
A pesquisa nos proporciona essa visão, nos faz pensar e verificar todas as possibilidades mesmo que estas sejam de solução remota.
Diante dos desafios da aprendizagem que enfrentamos hoje nas salas de aula, a NEUROPSICOLOGIA nos auxilia nas questões ligadas às pesquisas e a possíveis soluções. Percebemos a importância da Neuropsicologia, que agrega conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia num trabalho preventivo, pois avalia e auxilia nos processos didático-metodológico e na dinâmica institucional para que ocorra um melhor processo de ensino-aprendizagem.
Para Krug(2011 apud Rodrigues 1996, p.40), apresenta o conceito de Neuropsicopedagogia e de incapacidades de aprendizagem. A Neuropsicopedagogia é de grande utilidade para o psicopedagogo clínico e institucional, pois possibilita o diagnóstico de processos anormais na estrutura, na organização e no funcionamento do sistema nervoso central, por meio de testes de avaliação neuropsicologicas aplicáveis a indivíduos portadores de problemas de aprendizagem.
O Neuropsicopedagogo é um profissional cada vez mais procurado por instituições que tem por objetivo oferecer educação de qualidade para crianças e adolescentes com alguma deficiência cognitiva.
Aliando conceitos da psicopedagogia à neurociência, este especialista possui conhecimento amplo das bases neurológicas do aprendizado e do comportamento, facilitando assim seu estímulo nos diversos contextos e no processo educacional.
Quando nos deparamos com as dificuldades de aprendizagem dos alunos, temos como fonte de pesquisa a neurociência que nos auxilia no