Dna e rna
Introdução
Os ácidos nucléicos são as maiores moléculas encontradas no mundo vivo e responsáveis pelo controle dos processos vitais básicos em todos os seres. Por isso, são considerados as “moléculas mestras da vida”. Sabemos que as enzimas regulam as funções vitais mediante o controle que exercem sobre as reações bioquímicas que se processam no organismo. Acontece que todas enzimas são produzidas sob a “supervisão” de um ácido nucléico. Em outras palavras: os ácidos nucléicos comandam a síntese de enzimas, de acordo com o tipo de “programação” que apresentam. Assim qualquer alteração na estrutura química de um determinado ácido nucléico pode provocar uma alteração na síntese de enzima por ele “supervisionada”. Isso, evidentemente, pode acarretar modificações, por vezes profundas, no comportamento bioquímico da enzima e, portanto, nas reações das quais ela participa, com comprometimento até da própria vida celular.
DNA
Introdução Em português, a sigla DNA significa ácido desoxirribonucléico. Mas este nome é muito complicado! O que importa é você saber que o DNA é uma molécula que existe dentro das células de todos os seres vivos, desde as bactérias, fungos e protozoários até os animais e plantas, e contém as informações necessárias para formar um ser vivo e para que ele possa se reproduzir. O DNA é como um código secreto de letras, que ao ser decifrado pela célula, produz os componentes que fazem parte do nosso corpo.
Composição Química do DNA: Dentro do núcleo celular encontramos as “unidades hereditárias”, os cromossomos (a célula humana apresenta 46 cromossomos). O cromossomo é formado por duas fitas de moléculas, que é o DNA. No DNA nós vamos encontrar nossas informações genéticas que são os genes que são responsáveis pela nossa hereditariedade:
Portanto o DNA é uma molécula formada por duas cadeias (duas hélices) estas são