Durkein
2.
O QUE É FATO SOCIAL?*
Antes de i ndagar qual o método que convém ao estudo dos f atos sociais, é necessário saber que f atos podem ser assim chamados.
A questão é t anto mais necessária quanto esta qualificação é u tilizada sem m uita precisão. Empregam-na correntemente para designar quase todos os fenómenos que se passam no i nterior da sociedade, por pouco que apresentem, além de certa generalidade, algum interesse social. Todavia, desse ponto de vista, não h averia por assim dizer nenhum a contecimento humano que não pudesse ser chamado de social.
Cada indivíduo bebe, dorme; come, raciocina e a sociedade tem todo o interesse em que estas f unções se exerçam de modo regular. Porém, se todos esses f atos fossem sociais, a Sociologia não teria objeto próprio e seu d omínio se c onfundiria com o da Biologia e da Psicologia.
Na verdade, porém, há em toda sociedade um grupo determinado de fenómenos com caracteres nítidos, que se distingue daqueles estudados pelas outras ciências da n atureza.
Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva; pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação. Contudo, quantas vezes não ignoramos o detalhe das obrigações que nos incumbe desempenhar, e precisamos, para sabê-lo, consultar o Código e seus intérpretes autorizados! Assim também o devoto,
* R eproduzido de D URKHEIM, E. "O que é f ato social?" In: As Regras do
Método Sociológico. Trad. por Maria I saura Pereira de Queiroz. 6.a ed. São
Paulo, C ompanhia E ditora N acional, 1972. p. 1-4, 5, 8-11.
ao nascer, encontra prontas as crenças e as práticas da vida religiosa; existindo antes dele, é porque existem f ora dele. O sistema de sinais
de