DURKEIN
Apresente como acontece, para Durkhein, o processo de socialização dos indivíduos nos grupos ou sociedades.
Resposta:
A socialização é o processo pelo qual o individuo é inserido nos padrões compartilhados do mundo social, na linguagem comum, na moral, no aprendizado de matemática e ciências, na profissão. Com isto, fica evidente que tal processo se inicia desde o nascimento e segue por todas as etapas da vida dos indivíduos. O indivíduo vai “assumindo”, ao longo de toda a vida, o mundo social, no qual outros indivíduos já vivem. Este “assumir” pode ser entendido em um sentido intencional, explícito, por meio da educação formal, do ensino religioso, do aprendizado militar, do aprendizado profissional, dos grupos sociais. Mas, também, os indivíduos vão assumindo padrões de comportamento, regras, práticas, de forma implícita, não intencional, simplesmente por estar em contato e em interação com os outros. Ou seja, muitas coisas da sociedade nos são transmitidas sem que tenhamos consciência disso.
Resumo Émile Durkheim:
Émile Durkheim foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e até suicídio.
Um dos focos de Durkheim era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia estavam tão dispersas e misturadas. A partir disto, ele procurou criar uma aproximação científica para os fenômenos sociais. Descobriu a existência e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funções que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo.
Ao contrário de Max Weber, ele não estava focado no que motivava as ações individuais das