Durkein
Em relação ao desenvolvimento dos humanos, Émile fala sobre tendência fundamental que é aquela “que impele diretamente o homem a melhorar sempre sobre todos os aspectos sua condição, seja ela qual for”. A partir desses fatos, busca explicar a formação da sociedade a partir do conceito da cooperação tendo como exemplo as constantes mudanças que sofreu a família com o passar do tempo em relação a força imposta sobre elas pela necessidade de se organizar da melhor forma possível em virtude dos interesses dos pais, filhos e da sociedade. Tais mudanças podem ser percebidas quando se compara as características com o passar dos anos, exemplo disso é que antes se davam sempre razão aos pais e hoje em diversas situações os filhos já recebem essa atenção mostrando de fato que mudanças acontecem na sociedade e que nada é sempre o mesmo, ou seja, cada coisa tem uma característica própria diferenciando e caracterizando os seres de uma sociedade.
Ao mesmo tempo em que Émile demonstra a força dos fatos em dominação a nossa força, em contrapartida ele indaga sobre a sua importância que está diretamente ligada a sua utilidade, onde estes fatos podem não ter nenhuma função por nunca terem tido um fim específico ou porque depois de uma simples utilização não apresentou mais sentido a seu uso novamente, mostrando assim a força dos hábitos onde, sem explicação nenhuma permaneça existente.
Em relação a composição da sociedade, Émile Durkheim explica que, ela não é apenas formada por membros que a constitui onde