Razao e emoção
2 – O diálogo perdido desde a academia aos bastidores –
Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão
AVALIAÇÃO DA LEITURA
Que relação pode ser feita entre a música de Raul Seixas COWBOY FORA DA LEI e a obra da autora?
Demonstra a possibilidade de fazer diferente, sair das convenvões, das “regras” e dos modelos prontos.É a possibilidade de fazer uma nova e diferente história.
Você enquadraria a obra na categoria de Romance ou de um Texto puramente científico?
A autora apresenta com extrema competência o conecimento científico de uma forma literária, levado o leitor a vivenciar os fatos e imaginar o cenário dos acontecimentos. No entanto, o desencadear dos mesmos está subsiado por uma discussão teórica, que entremeados numa narrativa envolvente por personagens e histórias compõem um enredo que corroboram numa reflexão sobre a razão, a emoção, o erro, o medo, a aprendizagem. Dessa forma, considero a obra de caráter literário e científico, ainda que essa junção seja difícil, a autora consegue unir esses diferentes gêneros.
Como deve ser um trabalho seguindo as regras acadêmicas? Que elementos devem conter?
Caracteriza-se com elementos padronizados e legitimados como necessários na estrutura e desenvolvimnto de um trabalho: objetivo, introdução, referencial teórico, justificativa, metodologia, pergunta, análise de dados, conclusão, anexos e apêndices.
Como foi a relação de Charlie Brown com a professora Ceci?
O aluno sentia medo, era uma relação de poder, na qual a criança estava totalmente intimidada, sem poder demonstrar seus sentimentos, emoções e necessidades. Era uma professora “jararaca” que deixou marcas negativas nos seus alunos.
Em sua opinião, a relação da autora com o seu pai contribui para a sua formação? De que forma?
O pai representou um modelo de educador diferente da professora Cici. Desde cedo o pai iniciou-lhe no mundo das letras e dos números. A escolha pelo magistério foi feita por seu pai, mas