Reflexos medulares
Vitória
09 de Julho de 2013
Sumário
1. Introdução........................................................................................ 3
2. Objetivo ........................................................................................... 4
3. Materiais e Métodos ........................................................................ 4
4. Discussão......................................................................................... 5
5. Conclusão........................................................................................ 7
6. Bibliografia ...................................................................................... 8
INTRODUÇÃO
O movimento é a variação da posição espacial de um ponto material no decorrer do tempo, esse ocorre desde seres unicelulares até os seres multicelulares.
O músculo esquelético sob o comando do sistema nervoso é capaz de realizar movimentos e tais movimentos fundamentais que realizados nos seres humanos são de três tipos: o movimento reflexo, movimentos automáticos e movimentos voluntários.
Nesse estudo a ênfase será dada ao movimento reflexo, que é o movimento mais simples e depende diretamente da informação sensorial e muito pouco do controle motor voluntário. (GUYTON, 2006)
A medula espinhal contém a maquinaria necessária para movimentos reflexos, logo o movimento reflexo pode ser chamado de reflexo espinhal ou reflexo medular.
Os principais tipos de reflexos medulares são: Reflexo Miotático ou Reflexo de Estiramento Muscular, Reflexo Miotático Inverso ou Reflexo Tendinoso de Golgi, Reflexo Flexor de Retirada e Reflexo Extensor Cruzado.
Clinicamente existem métodos que são utilizados para determinar a sensibilidade dos reflexos, esses são extremamente importantes para a verificação da funcionalidade dos componentes do arco reflexo naquele local testado. (GUYTON, 2006)