reflexos medulares
Há três elementos essenciais que devem estar sempre presentes para que o reflexo ocorra: um órgão receptor, um sistema neural de transmissão e um órgão efetor.
Grande maioria das funções do sistema nervoso é mediada por meio de reflexos simples ou complexos, alguns são inteiramente interligados na medula espinal, e outros utilizam vias de passagem para os sinais que vão ate o encéfalo e voltam para o musculo e glândulas, onde vão causar a reações motoras.
Possuímos 4 diferentes tipos de reflexos: reflexo do estiramento, reflexo tendinoso de golgi, reflexo de flexão ou de defesa e reflexo de flexão cruzada.
Reflexo do estiramento ocorre quando um musculo é distendido subitamente com a parte media do fuso muscular, então um sinal sensorial é enviado pela medula espinhal. Esse sinal excita os nervos motores que contraem as fibras musculares esqueléticas situadas em torno do fuso muscular. Por isso a distensão abrupta do musculo provoca a contração reflexa imediata do musculo e automaticamente impede a continuação da distensão, fazendo um processo de ‘’amortecimento’’.
Reflexo tendinoso de golgi este reflexo detecta a tensão aplicada sobre o tendão transmitindo a informação pela medula espinhal. E essa informação é usada pelo mecanismo neural para o ajuste preciso da tensão. Uma segunda função dos receptores tendinosos é a de proteger o próprio musculo de ser distendido em excesso.
Reflexo de flexão ou