Reflexoes sobre holismo e saude
HOLISMO E SAÚDE
Elizabeth
Teixeira*
TEIXEIRA, E. Reflexões sobre o paradigma holístico e holismo e saúde.Rev.Esc.Enf.USP, v.30,
n.2, p. 286-90, ago. 1996.
Trata-se da reflexão sobre o paradigma holístico e sua constituição no das ciências. Apresenta seus princípios fundamentais e discute sua inserção na
Holismo
e saúde surge como desafio para o novo milênio.
Destaca
os importantes que apontam o paradigma como novo rumo para a humanidade. uma reflexão sobre suas bases, pressupostos e conceitos gerais. âmbito saúde. eventos
Faz
UNITERMOS: Paradigma holístico, holismo e saúde.
SURGE UM NOVO PARADIGMA
O p a r a d i g m a holístico emerge de u m a crise da ciência, de u m a crise do paradigma cartesiano-newtoniano, que postula a racionalidade, a objetividade e a quantificação como únicos meios de se chegar ao conhecimento. Esse paradigma busca u m a nova visão, que deverá ser responsável em dissolver toda espécie de reducionismo. A holística força u m novo debate no âmbito das diversas ciências e promove novas construções e atitudes.
O planeta terra está doente, seus habitantes enfermos e seu habitat poluído e contaminado. Urge u m a nova atitude, novos habitantes e novos modelos de ser/fazer ciência.
As ciências da saúde não podem estar alheias a este movimento nacional e internacional. CAPRA (1986), propõe novos rumos p a r a a saúde e aponta p a r a o p a r a d i g m a holístico. Ao propor novos caminhos p a r a a saúde, ressalta que h á que se rever os atuais modelos de serviços, de instituições de ensino e de pesquisas em saúde. A transição p a r a o novo modelo, alerta-nos o autor, h á que ser efetuada lenta e cuidadosamente, por causa do enorme poder simbólico da t e r a p i a biomédica em nossa cultura ocidental.
Livre Docente em Enfermagem pela UNIRIO, Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Docente do Curso de Mestrado em Enfermagem da UFPA.
O n