Relatório experiência FRANCK HERTZ
Centro de Ciência Físicas e Matemáticas
Departamento de Física
FSC 5151 – LABORATÓRIO DE FÍSICA MODERNA
Relatório relativo à experiência n 4:
Experiência de Franck-Hertz
Alunos:
Flaverson Messias Batista
Jessica Carvalho Mendes
Washington Santos de Oliveira
Prof: DANILO DE PAIVA ALMEIDA
Florianópolis, 06 de Maio de 2015
Primeira parte
1. Faça um gráfico da corrente na placa em função da voltagem na grade.
2. Qual a relação entre a voltagem de polarização da grade e a energia adquirida pelos elétrons?
Aplicando uma diferença de potencial entre a grelha e o cátodo, VG, controla-se o fluxo de electrões do cátodo para o ânodo:
Se VG for altamente negativo, os electrões são repelidos da grelha e enviados de volta para o cátodo. Assim, não flui nenhuma corrente do cátodo, nem para a grelha nem para o ânodo.
Se VG for ligeiramente negativo, o fluxo de electrões do cátodo para o ânodo é controlado, havendo alguns electrões que conseguem atravessar a grelha (apesar desta os repelir) e chegar ao ânodo. Assim, há corrente no ânodo.
Se VG for positivo, os electrões são acelerados para a grelha e para o ânodo. Alguns são atraídos para a grelha positiva, fazendo com que haja corrente na grelha; outros atravessam a grelha e chegam ao ânodo, criando uma corrente anódica.
3. Analise seu gráfico, detalhando como ocorre a transferência de energia a os átomos de Xe em função da energia cinética dos elétrons incidentes.
O que se pode perceber é que a energia que o xenônio “aceita” não é de maneira contínua, a princípio, segundo a mecânica clássica qualquer valor de energia cinética em uma colisão pode ser transmitida. Ao olhar para o gráfico, o que vemos é uma queda relativa da corrente, em um ponto específico mostrando assim que os átomos de xenônio absorvem valores discretos de energia.
O interior da válvula é preenchido com gás de mercúrio e os átomos deste gás se chocam com os elétrons acelerados a