Gestão
QUADRO-SÍNTESE DOS MODELOS EXPLICATIVOS DO PROCESSO DE SAÚDE, DOENÇA E CUIDADO
É de extrema importância o conhecimento histórico do processo saúde, doença e cuidado descrito nos variados modelos explicativos que, ao longo de décadas vem sendo observado, estudado, analisado e aprimorado. Onde o objetivo era encontrar a "solução para o desequilíbrio do organismo"
Saúde é a expressão de como a sociedade está organizada socialmente, economicamente, culturalmente, politicamente, religiosamente e cientificamente. Um estado de completo bem estar físico, mental e social está inserido neste conceito de saúde. Assim o conceito de SAÚDE para um sujeito, pode não representar a mesma coisa para outro, por exemplo: um sujeito que não tem condições mínimas de saneamento básico, encontra-se doente socialmente. E, os fatores condicionantes e determinantes contribuem para qualidade de vida somada à ambientes saudáveis.
Contudo, como dito no livro didático do QUALISUS, esse panorama histórico ajudará a entender as proximidades e disparidades entre as concepções de saúde doença e cuidado.
MODELO EXPLICATIVO
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Modelo Mágico-Religioso ou Xamanístico
Cultura sem escrita;
O não crer nas divindades levava ao adoecimento por causa do pecado ou da maldição;
Doença é conseqüência de desarmonia à ordem cósmica;
Preocupação com o contexto sócio-cultural em que a doença ocorre.
Modelo Holístico
Noção de equilíbrio;
Equilíbrio era sinônimo de saúde;
Holismo e saúde provocam uma aproximação com as abordagens não-ortodoxas da saúde;
Saúde para ser holística precisava ser estudada como um fenômeno multidimensional, onde aspectos psicológicos, físicos, sociais e culturais se envolveriam
É preciso de um conceito de saúde = equilíbrio dinâmico;
Cuidado: ajuste necessário à obtenção do equilíbrio do corpo com o ambiente (elementos internos e externos).
Modelo Empírico Racional
(hipocrático)
Tentativa,